Central de segurança do criador de conteúdo
É muito especial poder compartilhar sua voz com o mundo, mas criar conteúdo público pode levar a interações desagradáveis. Os criadores de conteúdo têm uma presença pública, e isso gera alguns riscos. Reunimos dicas de YouTubers, especialistas em segurança e ONGs para ajudar você a se planejar e manter sua segurança on-line.
Como começar pensando na segurança
Como começar pensando na segurança
Desde o início da sua jornada no YouTube, tome a iniciativa com relação à segurança.
Criadores historicamente marginalizados, como mulheres, pessoas não binárias, LGBTQIA+, além de negros, indígenas e outras minorias étnicas (BIPOC, na sigla em inglês), reportam um número desproporcional de comportamentos indesejados frequentemente. Essas pessoas compartilharam dicas valiosas, disponíveis para todos os criadores que estiverem começando na plataforma.
Confira essas práticas recomendadas de segurança compartilhadas por outros criadores.
Comece sua jornada com uma conta segura
Roubos de senhas são mais comuns do que você imagina. A dica número um dos criadores e especialistas em segurança para evitar o acesso não autorizado à conta é habilitar a verificação em duas etapas, que requer uma segunda etapa depois que você coloca a senha. Use a Verificação de segurança para garantir que ela esteja ativada.
Se você usar o mesmo e-mail em todas as plataformas e alguém tiver acesso a ele, essa pessoa vai poder assumir o controle do seu YouTube e de outras contas. Use um e-mail para seu canal do YouTube que seja diferente do que você usa para outras contas.
As senhas fortes têm pelo menos 8 caracteres e incluem letras maiúsculas, minúsculas, números e caracteres especiais. Não compartilhe sua senha com ninguém!
Se você tiver moderadores, não compartilhe sua senha! Use as permissões do canal para adicionar administradores do canal à sua conta com segurança. Se você tiver uma conta de marca, siga estas etapas.
Dica Garanta que os moderadores sempre usem a verificação em duas etapas e tenham senhas fortes. Quando alguém sair da sua equipe, remova imediatamente o acesso de moderação.
Observamos uma tendência de ataques a criadores de conteúdo. Tenha cuidado com e-mails que pedem para você acessar um link e sites que pedem para você se conectar à sua Conta do Google.
Para saber mais sobre como reconhecer práticas enganosas, confira este artigo de suporte da comunidade.
Como desenvolver seu canal com segurança
À medida que seu canal cresce, você pode chamar a atenção de vários tipos de pessoas. Veja algumas dicas que podem ser úteis, conforme seus vídeos alcançam um maior número de espectadores.
Determinar sua estratégia
Criadores de conteúdo nos disseram que usam diferentes estratégias para lidar com haters e trolls. Veja abaixo alguns exemplos que podem ser úteis para decidir o que funciona melhor em diferentes situações:
- Ignorar. Trolls são pessoas que postam comentários ofensivos para provocar uma resposta emocional. Os criadores dizem que é melhor ignorar os haters porque, provavelmente, eles não mudarão de comportamento, não importa o que você faça. Mas, quando você não dá a resposta que eles querem, geralmente acabam perdendo o interesse e vão embora.
- Bloquear e remover. No caso de comentários muito ofensivos ou que revelam informações pessoais, muitos criadores acham melhor ocultar o usuário e remover os comentários. Alguns criadores chegam a adicionar esse tipo de linguagem à lista de palavras bloqueadas, para ajudar a automatizar o processo. Acesse a seção sobre como ocultar comentários abaixo.
- Usar humor e gentileza. Alguns criadores acreditam que o humor e a gentileza são transformadores para eles e para a comunidade. Por exemplo, alguns criadores responderam a comentários ofensivos sobre seus corpos com "Eu me sinto muito bem, e espero que você se preocupe com a sua saúde como eu me preocupo com a minha!", e disseram que seus espectadores responderam com apoio.
- Interagir para educar. Raramente (mas acontece!) os criadores conseguiram mudar a opinião de alguém sobre um assunto, explicando, inclusive, nuances entre culturas diferentes. Eles não fazem isso pelo hater, mas para empoderar toda a comunidade. Por exemplo, quando alguns criadores das comunidades surda ou com perda auditiva receberam comentários negativos, responderam com "Deixa eu explicar para você por que pessoas surdas se sentem assim" e começaram um diálogo.
Essas estratégias não são as únicas e dependem do seu canal e do público. Mas esperamos que elas possam ser um ponto de partida para você descobrir como se envolver com uma audiência mais ampla.
Moderar comentários e chat
Comentários e chat ao vivo são ótimas maneiras de interagir com seus fãs, mas as pessoas podem ser más ou enviar spam.
Você pode remover ou desativar os comentários e os chats. Isso não vai afetar o desempenho ou a classificação do seu vídeo.
Defina como você espera que suas comunidades interajam no seu canal. Veja algumas ferramentas para ajudar a estabelecer o que é ou não permitido no seu canal:
- Palavras bloqueadas filtram expressões ou palavras ofensivas da sua página.
- Bloqueie comentários ofensivos com maior rigor.
-
Você pode bloquear seu nome real, endereço e outras
informações privadas.
- Criadores das comunidades LGBTQIA+ relataram como é importante estabelecer um limite entre o nome verdadeiro e a presença on-line, especialmente quando assumem sua sexualidade on-line.
- Em transmissões ao vivo, configure a moderação do chat ao vivo.
A negatividade no seu canal pode ser extremamente prejudicial. Existem recursos que você pode acessar quando precisar de apoio.
Definir limites claros
Estabelecer limites com seu público é uma parte saudável da criação de conteúdo. Aqui estão algumas dicas para ajudar você a descobrir com que nível de interação você se sente confortável:
- Determine seu nível de conforto com relações parassociais. Seus espectadores podem agir como se conhecessem você, apesar de terem pouca ou nenhuma interação com você. Pode ajudar deixar claro para seu público qual tipo de interação é confortável para você.
- Alguns criadores de conteúdo pedem aos espectadores que estes não entrem em contato usando mensagens privadas. Outros lembram aos espectadores que, embora seu trabalho seja entreter, eles não precisam compartilhar detalhes íntimos sobre suas vidas pessoais.
- Seu público pode pesquisar informações sobre você na Internet. Alguns criadores recomendam o uso de um serviço de limpeza de dados on-line para ajudar a monitorar e remover informações pessoais disponíveis publicamente.
- Seu público pode sair em sua defesa, no caso de algum conflito on-line. Sempre incentive o respeito nas interações no YouTube e peça para seu público ler nossas diretrizes da comunidade antes de postar.
Comunique seus limites com base em experiências pessoais, usando frases em primeira pessoa, e seja consistente.
- Por exemplo, se um criador de conteúdo não quiser mostrar o rosto nos vídeos, ele poderá dizer: "Sei que vocês têm interesse em mim e no meu conteúdo. Mas gostaria de manter minha privacidade e não mostrar meu rosto. Espero que vocês sigam apreciando meu conteúdo quando eu postar".
Caso seus limites não sejam respeitados, temos ferramentas para ajudar:
- Saiba como bloquear um comentário.
- Saiba como denunciar um vídeo ou canal.
- Você pode denunciar preocupações com a privacidade.
Gerenciando o comportamento indesejado de outras pessoas
Gerenciando o comportamento indesejado de outras pessoas
É contra nossas políticas ameaçar qualquer pessoa no YouTube com violência ou assediar alguém com insultos maldosos ou prolongados com base em atributos protegidos. Se você se deparar com esse comportamento, denuncie usando nossos canais.
Sabemos que algumas interações ainda podem fazer com que você sinta medo, solidão ou estresse. Veja algumas dicas para ajudar, se você for vítima de comportamentos indesejados.
Esse tipo de comportamento pode fazer com que uma pessoa se sinta isolada, confusa ou exausta, mas se acontecer com você, saiba que isso não é sua culpa.
Às vezes, é útil parar e processar suas emoções. Você pode usar estas perguntas como um guia para processar o que você está sentindo.
- O que aconteceu? E como você se sentiu? O que fez você se sentir assim? Pode ser útil falar em voz alta ou escrever os eventos e como você reagiu.
- Às vezes, vale a pena relativizar os comentários. O comentário ou a mensagem no chat parece uma crítica bem intencionada ou um ataque? Por que você acha isso? Há outro motivo para o usuário dizer essas coisas?
- Você quer usar esse tipo de interação para definir um limite com seu público?
Não há nada de errado em precisar lidar com suas emoções com a ajuda de outras pessoas. Considere entrar em contato com os canais de ajuda.
Pesquisas mostram que criadores de conteúdo de todas as idades podem receber comentários ofensivos. Criadores de conteúdo sugerem que você "não alimente os trolls" e tente ignorar comportamentos ofensivos.
Se a mesma pessoa fica enviando comentários ou mensagens no chat ao vivo, existem algumas coisas que você pode fazer para que isso pare de acontecer:
- Oculte os comentários de uma pessoa em todos os vídeos e transmissões ao vivo do seu canal.
- Apenas para o chat ao vivo: bloqueie um usuário temporariamente.
- Saiba mais sobre moderar conteúdos.
Se você receber comentários ou mensagens de chat indesejadas de várias pessoas, há algumas ferramentas que podem ajudar:
- retenha mensagens potencialmente impróprias. Esses comentários não são postados, a menos que você revise e aprove as mensagens. Depende de você. Para ter mais proteção, selecione “Aumentar rigor”.
- Crie uma lista de palavras bloqueadas com palavras que você não quer nos seus comentários ou chat ao vivo.
- Apenas para o chat ao vivo: ative o modo de restrição de chat para limitar a frequência com que alguém pode enviar mensagens.
- Use o chat ao vivo apenas para inscritos ou membros.
- Saiba mais sobre a moderação de chat ao vivo.
Pode ser assustador quando alguém hackeia sua conta, mas podemos trabalhar com você para recuperar o que é seu.
Quando você recuperar sua conta, siga imediatamente estas etapas para proteger ela:
- Ative a Proteção Avançada.
- Verifique as configurações de permissões do canal. Garanta que apenas pessoas confiáveis tenham acesso ao canal.
- Acesse as configurações de visibilidade de vídeo para ver se elas foram alteradas.
Se alguém se passar por você ou imitar seu canal, há algumas etapas que você pode seguir para se proteger e proteger seus espectadores.
- Se a pessoa estiver respondendo seus comentários, esconda ela nos comentários, e considere desativar os links.
- Denuncie o canal falso.
- Se você atende aos critérios de qualificação, [fale com o suporte],(https://support.google.com/youtube/gethelp){target=_blank} (isso não necessariamente inclui apenas os criadores de conteúdo que fazem parte do Programa de Parcerias do YouTube).
Precisa de ajuda imediatamente?
Perigo físico ou ameaças violentas
Se você ou alguém que conhece estiver em perigo, entre em contato com a polícia ou com um serviço confiável imediatamente.
Se alguém no YouTube ameaçar você de violência física, denuncie imediatamente. Esse tipo de comportamento não é permitido no YouTube.
Se houver alguém perseguindo você, use estes recursos de segurança para se proteger. Mulheres e pessoas não binárias são desproporcionalmente mais perseguidas que homens e nos disseram que gostariam de ter recebido essas dicas, quando começaram.
Lembre-se de documentar todas as evidências on-line ou off-line (por exemplo, capturas de tela ou gravações de câmeras de segurança, dia e horário dos acontecimentos e, se houver outras testemunhas, quem elas são e o que viram). Considere entrar em contato com as autoridades locais ou conseguir representação jurídica.
Como encontrar a ajuda necessária
Criar conteúdo pode ser seu trabalho, mas ter um público, muitas vezes, é estressante. Você não está só. Veja alguns recursos que você pode usar para pedir ajuda. Lembre-se de que você sempre pode fazer uma pausa.
Entre em contato
Fale com amigos ou familiares que conhecem você pessoalmente. Entre em contato com pessoas que não vão julgar você e que vão apoiar você em qualquer situação.
Receba ajuda e encontre respostas de outros criadores na Comunidade de Ajuda do YouTube.
Leia conselhos de especialistas
Veja a seguir alguns recursos de especialistas de confiança para ajudar você a encontrar o suporte de que precisa.
Faça uma pausa
Considere fazer uma pausa para cuidar do seu bem-estar digital, reduzir seu tempo on-line ou contar com o apoio de um moderador para gerenciar sua presença on-line.
Seja com uma pausa de alguns dias ou meses, os sistemas de recomendações do YouTube não prejudicam canais que ficam um tempo sem enviar conteúdo.
Recursos para amigos e familiares
Estas são dicas para seus amigos e familiares apoiarem você da melhor maneira possível.
Esteja presente de maneira física e emocional. Criadores dizem que o que mais ajuda é ser ouvido, de verdade e com atenção, por uma pessoa que se importa com eles. Ser alvo de ataques on-line pode ser uma experiência muito solitária ou vergonhosa.
A principal meta é restaurar um senso de respeito próprio e dar mais resiliência a pessoas que foram alvo de comportamentos indesejados. Não é possível controlar o que as outras pessoas fazem, mas é possível ajudá-las a focar em coisas que fazem com que se sintam felizes, confiantes ou apoiadas. Por exemplo, saiam e caminhem juntos ou conheçam aquele café novo ou aula de ioga que há tempos gostariam de experimentar.