Centro de segurança para criadores
É entusiasmante partilhar a sua voz com o mundo, mas criar conteúdo público pode originar interações desagradáveis. Dado que os criadores têm uma presença pública, o que acarreta riscos, reunimos sugestões de criadores, especialistas em segurança e organizações sem fins lucrativos para ajudar a criar um plano para garantir a sua segurança online.
Começar com a segurança em mente
Começar com a segurança em mente
Desde o início do seu percurso no YouTube, aja proativamente no que se refere a garantir a sua segurança.
Os criadores historicamente marginalizados, sejam mulheres, pessoas não binárias, LGBTQ+ e BIPOC (negras, indígenas e de cor), relatam enfrentar comportamentos indesejados com frequência e de forma desproporcional. Disseram-nos que sugestões como estas são valiosas para todos os criadores a começar o seu percurso.
Conheça estas práticas de segurança recomendadas partilhadas por outros criadores.
Comece o seu percurso com uma conta segura
As palavras-passe roubadas são mais comuns do que imagina. A principal sugestão para os criadores e os especialistas em segurança evitarem o acesso não autorizado às contas é ativar a validação em dois passos, que exige um segundo passo depois de introduzir uma palavra-passe. Use a nossa Verificação de segurança prática para a ativar.
Se usar o mesmo email em várias plataformas e alguém obtiver acesso ao mesmo, essa pessoa pode assumir o controlo da sua conta do YouTube e outras. No canal do YouTube, use um email diferente do que usa para outras contas.
As palavras-passe fortes têm, pelo menos, 8 carateres, letras em maiúsculas e minúsculas, números e carateres especiais. Não partilhe a sua palavra-passe com ninguém.
Se trabalhar com moderadores, não partilhe a sua palavra-passe. Use as autorizações do canal para adicionar gestores do canal de forma segura à sua conta. Se tiver uma Conta de marca, siga estes passos.
Sugestão: certifique-se de que os moderadores usam palavras-passe fortes e a validação em dois passos. Quando alguém abandonar a sua equipa, remova imediatamente o respetivo acesso de moderação.
Assistimos a uma tendência em que os criadores são vítimas de ataques online. Tenha atenção a emails que pedem que clique num link, bem como Websites que pedem que inicie sessão na sua Conta Google.
Para saber mais sobre como reconhecer práticas enganosas, a leitura deste artigo de apoio à comunidade será bastante útil.
Desenvolver o seu canal com segurança
À medida que desenvolve o canal, pode chamar a atenção de todo o tipo de pessoas. Estas são algumas sugestões que podem ser úteis à medida que os seus vídeos alcançam mais visitantes.
Determine a sua estratégia
Os criadores contaram-nos que implementam diferentes estratégias para lidar com os haters e os troles. Seguem-se alguns exemplos que podem ser úteis para decidir qual a melhor solução para si em diferentes situações:
- Ignore. Os troles são pessoas que publicam comentários incendiários para provocar uma resposta emocional. Os criadores dizem-nos que o melhor é ignorá-los: não é provável que mudem de comportamento, independentemente do que faça. Mas se não lhes der a resposta que procuram, normalmente, perdem o interesse e desistem.
- Bloqueie e remova. No caso de comentários muito ofensivos ou que revelam informações pessoais, muitos criadores optam por ocultar os comentadores e remover os comentários. Alguns criadores chegam ao ponto de adicionar linguagem semelhante à respetiva lista de palavras bloqueadas para ajudar a automatizar o processo. Reveja a secção sobre ocultar comentários abaixo.
- Faça uso do humor e da gentileza. Alguns criadores consideram o humor e a gentileza instrumentos capacitantes para eles e para a respetiva comunidade. Por exemplo, alguns criadores relataram ter respondido a comentários que tentavam envergonhar os seus corpos com "Sinto-me muito bem! E espero que cuide da sua saúde, pelo menos, metade do que eu cuido da minha", algo que o público considerou solidário.
- Interaja em nome da educação. Em casos raros (mas que acontecem), os criadores conseguiram mudar a opinião de alguém sobre uma questão, e até educar os visitantes acerca das nuances entre diferentes culturas. Os criadores não o fazem pelo hater, mas para fortalecer a comunidade. Por exemplo, quando alguns criadores das comunidades de pessoas surdas e com dificuldades de audição receberam comentários negativos, responderam com "deixem-me dizer-vos por que motivo as pessoas surdas se sentem assim" e abriram espaço para um diálogo.
Estas estratégias não são uma fórmula universal e dependem do canal e do público. No entanto, esperamos que sejam um ponto de partida enquanto descobre como lidar com uma base mais alargada de visualizações.
Modere os comentários e os chats
Os comentários e o chat em direto são ótimas formas de interagir com os seus fãs, mas as pessoas podem ser más ou fazer comentários de spam.
Pode remover ou desativar os comentários e os chats, o que não tem qualquer impacto no desempenho nem nas classificações dos vídeos.
Defina expetativas relativamente a como as comunidades devem interagir nos seus canais. Seguem-se algumas ferramentas para ajudar a estabelecer o que é ou não permitido no seu canal:
- As palavras bloqueadas filtram as palavras ou frases ofensivas na sua página.
- Bloqueie os comentários ofensivos com a opção Aumentar rigor.
-
Pode bloquear o seu nome verdadeiro, morada e outras
informações privadas.
- Os criadores das comunidades LGBTQ+ relataram como é importante definir um limite entre o nome real e a presença online, especialmente quando se trata de assumir a identidade sexual online.
- Para o streaming em direto, configure a moderação do chat em direto.
Os sentimentos negativos no seu canal podem ser extremamente nocivos. Existem recursos que pode usar para obter apoio.
Defina limites claros
Estabelecer limites com o público é uma parte saudável da criação de conteúdo. Seguem-se algumas sugestões para ajudar a perceber com que nível de interação se sente confortável:
- Determine o seu nível de conforto nas relações parassociais. Os visitantes podem agir como se os conhecesse, apesar de terem pouca ou nenhuma interação consigo. Pode ser útil ser claro com o público acerca do tipo de interações com que se sente confortável.
- Alguns criadores pedem aos visitantes para não os contactarem nas mensagens privadas. Outros lembram os visitantes de que, embora o seu trabalho seja entreter, não têm de partilhar detalhes íntimos sobre as suas vidas.
- O seu público pode procurar detalhes a seu respeito na Internet. Alguns criadores recomendaram usar um serviço de scrubbing da Internet para ajudar a monitorizar e remover as suas informações pessoais disponíveis publicamente.
- O seu público pode agir em sua defesa em casos de conflito online. Incentive sempre as interações respeitosas no YouTube e peça ao público para ler as Regras da Comunidade antes de publicar.
Comunique os limites baseando-os nas suas experiências com declarações pessoais ("eu") e seja consistente.
- Por exemplo, se um criador não quiser mostrar o rosto nos vídeos, pode dizer "Sei que estão entusiasmados comigo e com o meu conteúdo. Mas quero manter a minha privacidade e não quero mostrar o rosto. Espero que continuem a desfrutar do meu conteúdo da forma como opto por partilhá-lo".
Se os limites não forem respeitados, temos ferramentas para ajudar:
- Saiba como bloquear um comentador.
- Saiba como denunciar um vídeo ou um canal.
- Pode denunciar questões de privacidade.
Gerir o comportamento indesejado das outras pessoas
Gerir o comportamento indesejado das outras pessoas
As nossas políticas não permitem ameaçar pessoas no YouTube com violência nem assediar alguém com insultos prolongados e maliciosos com base nos atributos protegidos dessas pessoas. Se observar ou enfrentar este comportamento, denuncie-o.
Sabemos que ainda assim podem ocorrer interações que deixam sentimentos de medo, solidão ou stress. Seguem-se algumas sugestões úteis para quando enfrentar este comportamento indesejado.
Enfrentar comportamentos indesejados pode causar sentimentos de isolamento, confusão, assoberbamento, mas saiba que não é culpa sua.
Por vezes é útil processar as suas emoções. Seguem-se algumas questões orientadoras para ajudar a processar o que está a sentir.
- O que aconteceu e que sentimentos lhe despertou? O que fez com que se sentisse assim? Pode ser útil falar ou escrever sobre os eventos e como reagiu.
- Por vezes, é útil pôr os comentários em perspetiva. O comentário ou o chat parece uma crítica bem-intencionada ou um ataque? Por que motivo lhe parece ser uma coisa ou outra? Que outros motivos terá o comentador para dizer tais coisas?
- Quer definir um limite para o público relativamente a este tipo de interações?
Não há qualquer vergonha em precisar de processar as suas emoções junto de outras pessoas. Pondere contactar os nossos recursos de apoio técnico.
As pesquisas demonstram que os criadores de todas as idades podem enfrentar comentários ofensivos. Os criadores sugerem que "não dê conversa aos troles" e tente ignorar qualquer ofensa.
Se as mesmas pessoas se dirigirem a si nos comentários ou no chat em direto, seguem-se algumas coisas que pode fazer para as impedir:
- Oculte um comentador ou um utilizador do chat em direto em todos os vídeos no seu canal.
- Apenas chat em direto: bloqueie um utilizador durante um curto período de tempo.
- Saiba mais sobre a moderação de conteúdo.
Use estas ferramentas úteis se enfrentar situações indesejadas por parte de várias pessoas nos comentários ou chats em direto:
- Retenha mensagens potencialmente impróprias. Estes comentários não serão publicados, exceto se os revir e aprovar. A escolha é sua. Para ter mais proteção, selecione "Aumentar rigor".
- Crie uma lista de palavras bloqueadas com a linguagem que não quer ver nos comentários ou no chat em direto.
- Apenas chat em direto: ative o modo lento para limitar a frequência com que as pessoas podem escrever no chat.
- Use um chat em direto exclusivo para subscritores ou apoiantes.
- Saiba mais acerca da moderação do chat em direto.
Pode ser assustador quando alguém rouba a sua conta, mas podemos trabalhar em conjunto para a recuperar.
Quando recuperar a sua conta, siga estes passos imediatamente para a proteger:
- Ative a Proteção avançada.
- Reveja as definições de autorizações do canal. Confirme que o acesso ao canal está limitado a pessoas de confiança.
- Consulte as definições de visibilidade dos vídeos para o caso de terem sido alteradas.
Se alguém roubar a sua identidade ou canal, há algumas medidas que pode tomar para se proteger e proteger os visitantes.
- Se responderem aos seus comentários, oculte-os e pondere desativar os links.
- Denuncie o canal responsável pelo roubo de identidade.
- Se for um criador elegível, contacte o apoio técnico (inclui, entre outros, os criadores no Programa de parceiros do YouTube).
Precisa de ajuda imediatamente?
Perigo físico ou ameaças violentas
Se você ou alguém que conhece estiver em perigo, entre em contato com a polícia ou com um serviço confiável imediatamente.
Se alguém no YouTube ameaçar você de violência física, denuncie imediatamente. Esse tipo de comportamento não é permitido no YouTube.
Se houver alguém perseguindo você, use estes recursos de segurança para se proteger. Mulheres e pessoas não binárias são desproporcionalmente mais perseguidas que homens e nos disseram que gostariam de ter recebido essas dicas, quando começaram.
Lembre-se de documentar todas as evidências on-line ou off-line (por exemplo, capturas de tela ou gravações de câmeras de segurança, dia e horário dos acontecimentos e, se houver outras testemunhas, quem elas são e o que viram). Considere entrar em contato com as autoridades locais ou conseguir representação jurídica.
Encontrar o apoio de que precisa
Ser criador pode ser o seu modo de vida, mas ter um público pode ser muitas vezes stressante. Não está só. Seguem-se alguns recursos que pode contactar para obter ajuda. Lembre-se de que nunca há problema em fazer uma pausa.
Obtenha ajuda
Fale com familiares ou amigos próximos. Contacte pessoas que não fazem juízos e prestam apoio independentemente de tudo.
Obtenha apoio e encontre respostas de outros criadores na Comunidade de ajuda do YouTube.
Faça uma pausa
Pondere fazer uma pausa para lidar com o seu bem-estar digital, ao reduzir o tempo que passa online ou confiar num moderador para gerir a sua presença online.
Quer seja uma pausa de alguns dias ou alguns meses, os sistemas de recomendação do YouTube não colocam em desvantagem os canais que fazem uma pausa nos carregamentos.
Recursos para familiares e amigos
Seguem-se algumas sugestões para ajudar os seus amigos e familiares a melhorar o apoio que lhe prestam.
Apareça e esteja presente. Os criadores dizem que o que mais ajuda é serem ouvidos com atenção por uma pessoa nas suas vidas que se preocupe. Ser vítima de ataques online pode ser uma experiência muito solitária ou triste.
O objetivo final é restaurar o amor próprio e aumentar a resiliência nas pessoas que enfrentam comportamentos indesejados. Não pode controlar o que as outras pessoas fazem, mas pode ajudá-las a focarem-se nas coisas que as fazem sentir-se felizes, confiantes e em paz de espírito. Por exemplo, saiam e deem um passeio em conjunto ou experimentem um novo café ou aquela aula de ioga que sempre quiseram experimentar.