Principais perguntas

Os criadores têm as perguntas e nós temos as respostas. Compilamos as perguntas mais comuns que recebemos com as respetivas respostas, além de links para procedimentos úteis e artigos do Centro de Ajuda. Para que consiga obter todas as informações de que precisa rapidamente.

Existem algumas formas de começar a utilizar o YouTube. Oferecemos vários formatos e funcionalidades, o que lhe dá a flexibilidade de criar de tudo um pouco, desde vídeos curtos, que são vídeos verticais com um máximo de 60 segundos, a vídeos mais longos.

Independentemente do conteúdo que criar, tem de começar por criar um canal do YouTube.

  • Primeiro, tem de iniciar sessão no YouTube com uma Conta Google.
  • Depois de iniciar sessão, clique em "Criar conta" e indique se é uma conta para si ou para a sua empresa.
  • A seguir, pode criar um canal do YouTube na sua conta, carregar vídeos, escrever comentários e criar vídeos curtos e listas de reprodução.

Em seguida, carregue os seus vídeos!

  • O carregamento é simples. Só tem de iniciar sessão na sua conta do YouTube e clicar no ícone "Criar".
  • Se está a planear carregar um vídeo mais longo, selecione "Carregar vídeo" e, depois, escolha o ficheiro de vídeo que pretende carregar. Pode carregar até 15 ficheiros de uma vez!
  • Se pretende carregar um vídeo curto do YouTube Shorts, tem de iniciar sessão no YouTube para dispositivos móveis. Toque em "Criar" e, depois, "Criar Short". Pode carregar um vídeo do rolo da câmara ou criar um através do nosso conjunto de ferramentas compactas.

Existem algumas formas de os criadores ganharem dinheiro no YouTube, mas a maioria começa por se tornarem membros do Programa de parceiros do YouTube (PPY).*

Uma vez aceite no programa, começa por ter acesso a uma variedade de produtos de rentabilização, incluindo uma parte da receita dos anúncios e do YouTube Premium gerada pelos seus vídeos, além do Apoio ao canal, da prateleira de merchandise, do Super Chat, dos Super Stickers e do BrandConnect. Cada funcionalidade tem o seu próprio desempenho e requisitos de elegibilidade.

A nossa oferta mais recente através do fundo do YouTube Shorts não se limita aos criadores que fazem parte do Programa de parceiros do YouTube. Qualquer pessoa pode participar ao criar vídeos curtos únicos que irão deliciar a comunidade do YouTube. Todos os meses, contactamos milhares de criadores com os vídeos curtos mais populares para os recompensar pelas suas contribuições.

Como ganhar dinheiro

  • Sujeito a requisitos de elegibilidade.

Para desenvolver o seu canal, tem de criar vídeos que os visitantes querem ver e apresentá-los com precisão ao público. Para isso, temos algumas sugestões que deve ter em atenção.

Em cada vídeo, pense cuidadosamente sobre o título, a descrição e a miniatura que tenciona utilizar. Estes elementos devem refletir com precisão o seu conteúdo e permitir que os visitantes saibam o que esperar do vídeo. Se criar vídeos curtos, pense em como os primeiros 1 a 2 segundos do conteúdo podem captar a atenção dos visitantes que estão a percorrer o feed de vídeo!

Quando conseguir que os visitantes vejam o vídeo, pode reencaminhar a sua atenção com hashtags, listas de reprodução, cartões, ecrãs finais e muito mais.

Os nossos sistemas de pesquisa e descoberta foram criados para encontrar vídeos que correspondem aos interesses individuais dos visitantes. Recomendamos vídeos com base em inquéritos de satisfação e aspetos como: o que o público vê e não vê, quanto tempo passa a ver o conteúdo, do que gosta e não gosta e se assinala um vídeo com "Não me interessa".

Por isso, em vez de tentar encontrar um código secreto para estes sistemas, concentre-se em criar vídeos que criem impacto junto do seu público. O YouTube Analytics é uma ferramenta fantástica que disponibiliza dados que ajudam a compreender o desempenho do seu conteúdo existente e fornecem estatísticas para vídeos futuros!

Se notar que a sua conta ou canal do YouTube foi pirateado ou comprometido, recomendamos que verifique primeiro se consegue iniciar sessão na sua conta.

Se não conseguir iniciar sessão, tem de recuperar a sua Conta Google ao responder às perguntas de segurança para verificarmos se a conta é sua. Em seguida, pedimos que reponha a sua palavra-passe.

Para manter a sua conta protegida, recomendamos também que ative a validação em dois passos nas definições de Segurança.

Mais informações sobre contas pirateadas

O YouTube Studio é a sua base para publicar vídeos e editar o canal. Para atualizar as informações básicas do seu canal, como o nome, a imagem do perfil e a faixa, inicie sessão e toque em "Personalização" para ver as suas opções.

Também pode efetuar alterações ao canal através da app YouTube Studio para dispositivos móveis. Toque em "O seu canal" e, a seguir, "Editar canal" para atualizar e editar o aspeto do seu canal para os visitantes. Tenha em atenção que só pode alterar o nome do seu canal três vezes a cada 90 dias.

Leia mais acerca de como gerir o seu canal

Espalhe a palavra para promover os seus vídeos. No YouTube, pode utilizar ferramentas como cartões, ecrãs finais, Histórias e publicações da comunidade para encaminhar os visitantes para um conteúdo específico!

Fora da plataforma, considere promover os seus vídeos nas redes sociais e em podcasts, plataformas e comunidades relevantes que se alinhem com o seu conteúdo e público-alvo.

Leia mais acerca de promoção dos seus vídeos

Existem alguns motivos pelos quais podemos desativar a rentabilização de um canal do YouTube. Qualquer uma destas ações pode resultar na suspensão dos pagamentos:

  • Tentar rentabilizar vídeos que não são propriedade sua. Certifique-se de que detém os direitos para carregar o conteúdo: consulte as Perguntas frequentes sobre direitos de autor e certifique-se de que está a par do conceito de utilização razoável.
  • Tentar rentabilizar vídeos que não cumprem as nossas diretrizes de conteúdo adequado para publicidade. Podemos reservar-nos o direito de desativar os anúncios em todo o seu canal no caso de situações em que a maioria do conteúdo não seja adequado para quaisquer anunciantes ou quando existam violações graves repetidas (por exemplo, carregamento de conteúdo incendiário, humilhante ou de incitação ao ódio).
  • Violações das Políticas de Rentabilização do YouTube, das Políticas de Spam do YouTube, das Políticas do Programa AdSense ou dos Termos de Utilização do YouTube.

Consoante o problema do seu vídeo ou canal, pode tomar medidas para repor a rentabilização.

Lembre-se: se ocorrerem violações graves das Políticas de Rentabilização do YouTube, estas podem resultar na desativação permanente de qualquer uma das suas contas.

A rentabilização do seu canal também pode ser colocada em pausa. Isto acontece se não existir uma conta do AdSense ativa e aprovada associada ao seu canal. Se fizer parte do Programa de parceiros do YouTube e a sua rentabilização estiver em pausa, não se preocupe. Continua a fazer parte do programa. A rentabilização é retomada após associar uma conta do AdSense ativa e aprovada.

Consulte as políticas e as diretrizes